23/07/2013 15h24

Levando em consideração que no último dia 2 de julho foi comemorado o Dia do Bombeiro e que a corporação está realizando até o dia 31 do corrente mês a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, o vereador Waldecir Morelly (PRP) protocolou na Câmara Municipal de Sorocaba, votos de congratulações em homenagem ao comando, bem como a todos os integrantes do 15º Grupamento que estão fazendo parte deste importante evento.

O Dia do Bombeiro foi decretado oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cinquenta e nove anos de existência. Em nossa cidade, o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba existe há 50 anos.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país.

De acordo com o vereador, a profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas. Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.

Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações. Esse trabalho é muito importante, pois através da prevenção levam para os estudantes orientações que podem evitar acidentes, tornando-os mais responsáveis em suas atitudes.

Bombeiro Sangue Bom

Além do importante trabalho, o Corpo de Bombeiros está realizado a Campanha “Bombeiro Sangue Bom” que acontece em todo o Estado de São Paulo.

Esta é a 10ª edição da Campanha “Bombeiro Sangue Bom”, onde os bombeiros se engajaram para realizar o maior número possível de doações de sangue no período da Campanha, até o dia 31 de julho. E o número de doadores vem crescendo consideravelmente a cada ano.

Em nosso município, somente no ano passado 423 bombeiros foram doadores de sangue nesse período. A homenagem à corporação será entregue no dia 6 de agosto, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, no Plenário da Casa.

(Assessoria de Imprensa do vereador Waldecir Morelly - PRP)