24/07/2013 15h02

O vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou um requerimento questionando o Prefeito Antonio Carlos Pannunzio sobre a vacinação de pré-adolescentes contra o Papilomavírus (HPV) em Sorocaba.

De acordo com Pastor Apolo, o Ministério da Saúde determinou a imunização de pré-adolescentes na faixa etária dos 10 aos 11 anos, a partir de 2014. “Essa atitude visa imunizar as mulheres, uma vez que o HPV é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em mulheres adultas”, explica.

Desta forma, o parlamentar questiona o executivo se já estão sendo tomadas atitudes efetivas para que haja a campanha de imunização. Questiona também a quantidade de pré-adolescentes que deverão receber as vacinas, além de saber o que será feito para que todos os que têm direito de participar tenham acesso à informação de que devem se vacinar.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que somente em 2013, 17540 novos casos de câncer do colo do útero serão identificados. Somente no estado de São Paulo, cerca de 769 pessoas morrem em decorrência desta doença.

“Quero saber também se a imunização acontecerá apenas nas Unidades Básicas de Saúde ou se também será estendida às escolas do município, facilitando o acesso do grupo que deverá ser vacinado”, finaliza.

(Assessoria de Imprensa - Vereador Pastor Apolo - PSB)