25/07/2013 09h50

Proposta de Carlos Leite (PT) visa facilitar o primeiro acesso ao Executivo e Legislativo e estimular a participação política dos estudantes.

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou na Câmara Municipal nesta quarta-feira, dia 24, projeto de lei que cria o “Projeto Aluno Cidadão”, que permitirá que alunos do ensino fundamental e médio da rede municipal e estadual de ensino participem de visitas monitoradas na Câmara Municipal e na Prefeitura.

O objetivo do projeto é facilitar o primeiro acesso à Câmara Municipal e à Prefeitura Municipal, promovendo a interação e demonstrando o papel dos poderes Executivo e Legislativo municipal, contribuindo para a formação da cidadania e estimulando a participação política dos estudantes.

De acordo com o projeto de lei, cada escola poderá se inscrever uma vez ao ano e o transporte dos alunos ficará sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. Se aprovado, tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal produzirão cartilhas e todo material necessário para divulgação dos seus trabalhos, que serão distribuídos aos alunos participantes do projeto.

Para o vereador, é preciso conscientizar os estudantes para que estes compreendam a função e o trabalho exercido pelos Poderes Executivo e Legislativo e a importância da democracia e da cidadania. “Com o acompanhamento de perto por parte destes alunos das funções desempenhadas pelos representantes (vereadores, prefeito e vice), estes podem fiscalizar e entender a importância do voto, o papel de cada cidadão e o conhecimento de seus direitos e deveres”, diz o vereador.

O projeto de lei agora vai para a apreciação das comissões permanentes e o jurídico da Câmara Municipal.

Ideia partiu de visita de estudantes à Câmara

No último mês de maio a Câmara Municipal recebeu durante sessão ordinária a visita de professores e alunos da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”. Na ocasião, apresentaram ao vereador Carlos Leite (PT) propostas para aproveitamento de água de chuvas no município. Da ideia surgiu o projeto de lei 85/2013, que dispõe de uso racional da água nas escolas públicas municipais. A partir daí, o vereador resolveu apresentar este projeto de lei que visa criar o “projeto aluno cidadão”. “A ideia do projeto é tornar viável e executável a aproximação destes alunos com os Poderes, para que possam entender a função que é exercida pelos representantes”, relata o vereador.

(Assessoria de Imprensa - vereador Carlos Leite - PT)