25/07/2013 12h03

Sepulturas com rachaduras e com péssimo estado de conservação, bem como sujeira e restos de velas e alimentos tem atraído moscas no cemitério da Consolação, no bairro Árvore Grande, em Sorocaba, que acabam se proliferando e chegando até as residências vizinhas. Técnicos da Zoonoses de Sorocaba realizaram uma vistoria no local, no último dia 19 de julho, motivados pela solicitação do vereador Carlos Leite (PT), através de ofício que relata reclamações de munícipes sobre a presença de mosquitos no cemitério.

Na vistoria foi constatada a presença de moscas, e coletadas amostras das mesmas, nos dois velários, que também estavam sujos com restos de velas, restos de alimentos e doces, além de acúmulo de água. Outro problema é a grande quantidade de folhas e flores mortas além de restos e coroas de flores e grande quantidade de frutos e coquinhos caídos nos fundos do cemitério e algumas quadras, atraindo muitas moscas. Os insetos coletados pertencem à família Chloropidae, pequenas moscas cujas larvas alimentam-se de matéria orgânica em decomposição como: folhas e flores mortas, frutos, excrementos e cadáveres.

Na vistoria, também foi constatado diversos túmulos com estado de conservação precária: havia pelo menos dois túmulos abertos, com grande quantidade de moscas no local, bem como dezenas de túmulos apresentando rachaduras, restos de alimentos e coroas de flores, ambos com grande quantidade de moscas.

De acordo com o relatório da vistoria, o setor de Zoonoses recomendou à Prefeitura de Sorocaba a realização da remoção constante de folhas, flores, frutos caídos e coroas de flores velhas do cemitério, a limpeza dos velários e dos túmulos, removendo restos de velas e restos de alimentos e a vedação de todas as frestas e rachaduras existentes nos túmulos para impedir o acesso das moscas ao interior dos mesmos.

(Assessoria de Comunicação - vereador Carlos Leite - PT)