20/08/2013 14h39

De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), o projeto altera o Regulamento Geral dos Campeonatos Municipais de Futebol

Sorocaba poderá contar com um campeonato oficial de futebol juvenil para jovens com idade entre 15 e 17 anos. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), que altera o Regulamento Geral dos Campeonatos Municipais de Futebol (Lei 8.474, de 27 de maio de 2008), introduzindo essa nova faixa etária.

“Infelizmente, o jovem entre 15 e 17 anos não tem a oportunidade de participar dos nossos campeonatos varzeanos, tendo em vista que só estão previstas na lei a categoria masculino adulto, a partir dos 17 anos, e a categoria veterano, a partir dos 35 anos”, explica Tonão Silvano. E acrescenta que, “justamente nessa faixa etária entre 15 e 17 anos, é que o jovem mais precisa do esporte, até como forma de inclusão social”.

Tonão Silvano observa que a Lei 8.474 faculta a organização de campeonatos de outras categorias não previstas originalmente, mas, como esses torneios nunca foram organizados pela Secretaria Municipal de Esportes, o vereador decidiu garantir na própria lei a criação da categoria.

O tempo de jogo da categoria juvenil será o mesmo da categoria veterano, com duração de 80 minutos, divididos em dois tempos de 40 minutos, com intervalo de 15 minutos. O Campeonato Municipal de Futebol Juvenil será denominado “Taça Brigadeiro Tobias”.