22/08/2013 17h20

Foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 22/08, o projeto de lei do vereador Pastor Apolo (PSB) que visa a reserva de 15% das vagas oferecidas em cursos profissionalizantes financiados pelo município aos dependentes químicos em tratamento.

O objetivo desta lei é garantir que os dependentes químicos possam aprender um ofício durante o período em que estão cuidando da saúde e assim estarem qualificados para retornar ao mercado de trabalho.

“Sabemos que o preconceito é grande e que muitos dependentes sequer possuem uma profissão. Ensinar um ofício a eles é proporcionar uma reinserção social inclusiva a estes pacientes. Muitos deles encontram dificuldades em se restabelecer após o tratamento”, explica o vereador.

O encaminhamento dos alunos cotistas deverá ser feito através de um requerimento enviado pela entidade em que o paciente está internado, com regulação por parte do município.

A sociedade enfrenta uma batalha árdua diariamente contra a dependência química, que engloba todos os tipos de substâncias psicoativas; álcool, maconha, cocaína, crack, dentre outras, ou seja, qualquer droga que altera o comportamento e que possa causar dependência.

“A exclusão social é uma das conseqüências do uso destas substâncias, implicando na perda do convívio com a família, moradia, trabalho, saúde, dentre outros. Queremos proporcionar uma chance de recomeço a estas pessoas”, justifica.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)