27/08/2013 09h09

O líder do PSD na Câmara, Waldomiro de Freitas, presidiu, na noite de sexta-feira (23), a solenidade de entrega de título de Cidadão Sorocabano para os professores Maurício Gomes e Marco Antônio Vargas Pereira e de Cidadão Emérito para o professor Emerson Alexandre Molina Rodrigues.

A proposta é do secretário de Habitação da Prefeitura, Helio Godoy, e foi feita em 2012, quando ele ainda não tinha se licenciado da Câmara. Estiveram presentes, além do secretário, a deputada estadual Rita Passos (PSD), o vereador Saulo do Afro Art’s (PRP) e o presidente do PT do B Dirceu Ribeiro.

Waldomiro de Freitas abriu a solenidade mostrando a origem dos vereadores, que ocorreu na Roma antiga, onde os representantes do Poder Legislativo eram chamados de edis. Depois destacou os homenageados, lendo seus currículos profissionais, sempre permeando com observações pessoais.

Em uma delas contou sobre o tempo em que advogou próximo de Marco Antônio Vargas Pereira, oportunidade em que pôde aprender com ele muito da profissão e que fez questão de agradecer. Pediu licença para chamar o professor de Marcão, a fim de relembrar como ele era chamado na época.

Para agradecer aos professores pelos horizontes que lhe abriram no curso de Direito e que servem hoje como parâmetros para a sua vida pessoal também, Helio Godoy traçou um paralelo entre os ensinamentos dos mestres e os que recebeu de seu pai, Pedro de Godoy, já falecido.

O secretário destacou ainda a sua trajetória de vida difícil como filho de uma família humilde de agricultores com 15 filhos, que se transferiu de Itaporanga para Sorocaba em 1989. Lembrou de um acidente do qual foi vítima em 1982 e que acabou queimando boa parte do seu corpo, deixando-o sob risco de morte.

Os homenageados

Emerson Alexandre Molina Rodrigues disse que a homenagem prestada era uma distinção da qual ele não sabia se era merecedor, mas que o deixou lisonjeado. “Para um filho de empreiteiro de obras e de uma dona de casa, ser reconhecido como professor é honra da qual não vou me esquecer nunca”.

O discurso emocionado do professor, que falou também da família humilde, da separação e das dificuldades para criar a filha Letícia, de 11 anos, em meio às atribuições de mestre, fez com que a menina se debulhasse em lágrimas e emocionasse também sua mãe, Dirce Molina Rodrigues, que o acompanhava.

Maurício Gomes afirmou que se sentia mais sorocabano após receber o título. Falou que vive na cidade desde meados de 2007 e que aprendeu a gostar da gente de Sorocaba. O professor lembrou que o filho Victor Gomes, de 19 anos, escolheu morar em Sorocaba como ele após a separação.

Para o terceiro homenageado, Marco Antônio Vargas Pereira, o que mais o tocou na solenidade foi reconhecer o trabalho de professores. “A profissão é esquecida no Brasil, mas o professor é um semeador que trabalha em terra árida, sem incentivos e com sementes malformadas, mas crê nelas”.

O professor fez também um comparativo com a valorização que a profissão recebe no exterior. Comentou que na Alemanha, consideram professor a melhor profissão. Falou ainda que sua mãe recebeu tratamento de reverência durante viagem ao Japão após contar que sua profissão era professora.

(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldomiro de Freitas – PSD)