27/08/2013 16h50

A comissão formada para acompanhar a implantação da Usina de Resíduos Sólidos em Sorocaba, composta pelos vereadores Jessé Loures (PV), Anselmo Neto (PP), Irineu Toledo (PRB), Carlos Leite (PT) e Luis Santos (PMN), reuniu-se nesta terça feira para discutir a linha de trabalho a ser adotada.

“Vamos buscar experiências em outros municípios que trabalham com a implantação de Usinas para Tratamento de Resíduos e, para finalizar, marcaremos uma audiência pública para discutir e mostrar a melhor alternativa para a nossa cidade”, explicou Jessé.

Segundo afirmou o vereador Anselmo Neto, atualmente Sorocaba paga um alto valor para que o lixo produzido na cidade seja destinado para outro município, por isso outro tema da comissão será a visita ao aterro em Iperó e também às cooperativas de catadores de recicláveis em Sorocaba.

Um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a elaboração de um Plano Municipal de Gestão Integrada, o que não aconteceu até o presente momento, e que é condição para os municípios possam ter acesso aos recursos da União, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão.

As visitas serão agendadas para os próximos dias e um relatório dos acompanhamentos será produzido para que a Comissão possa apresentar a melhor alternativa de Gestão para o município.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Jessé Loures/PV)