28/08/2013 09h11

Na primeira instrução da CPI do Sorocaba Total, na tarde de terça-feira (27), o vereador José Crespo (DEM) fez uma série de indagações ao ex-secretário de Governo e Planejamento do Executivo, Maurício Biazotto Corte, a respeito de empréstimos feitos juntos à Corporação Andina de Fomento (CAF) ao complexo programa viário de Sorocaba.

Crespo baseou-se em matéria publicada no blog do jornalista Djalma Luiz Benette, o Deda, da última segunda-feira (26), sobre o aumento de gastos resultantes dos juros bancários, com relação aos valores em dólar do empréstimo. Segundo o publicado on-line em “O ‘D’ da Questão”, Deda afirma que a Prefeitura de Sorocaba gastará R$ 30 milhões a mais com os juros do empréstimo contraído em 2006. Isso, segundo ele, aconteceu devido à não-contratação de um seguro capaz de “frear” a alta do dólar especificamente nas operações internacionais quando há uma elevação mercantil da moeda.

O seguro, chamado ‘Hedge’, foi “ignorado” pelo ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB), segundo Deda, sob orientação de três secretários municipais, entre eles o de Governo, que era Biazotto. Crespo questionou isso a ele, que negou a informação, afirmando desconhecer tal fato.

Biazotto disse que a Prefeitura consultou um professor da Universidade de Sorocaba (Uniso) a respeito das vantagens do empréstimo internacional, além de dois bancos estatais (Banco do Brasil e Caixa), e, ainda, um professor ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todos, segundo ele, foram favoráveis à captação junto à CAF.

Para esclarecer essa questão, Crespo pediu ao presidente da CPI, Irineu Toledo (PRB), que convoque Deda, bem como o atual secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, nas próximas semanas, para que o jornalista e o economista falem sobre o assunto.

(Assessoria de Imprensa – vereador José Crespo – DEM)