29/08/2013 17h52

Foi aprovado nesta quinta-feira (29/08), em segunda discussão, o projeto de lei do vereador Pastor Apolo (PSB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação das autorizações de corte de árvores no município.

Para dar mais transparência ao trabalho de corte de árvores realizado pela Prefeitura, o parlamentar desenvolveu um projeto que obriga o poder público a divulgar os laudos de autorização de corte de cada árvore, uma vez que este processo é lento, necessitando de avaliações rigorosas por parte da Secretaria do Meio Ambiente.

O projeto sugere ainda que seja disponibilizada uma planilha semestral com o número de árvores cortadas e também dos plantios compensatórios realizados em Sorocaba.

“Prezamos pelo cuidado ao meio ambiente e queremos garantir que todas as árvores derrubadas estejam devidamente autorizadas. Quando o munícipe requer a retirada de uma árvore de sua calçada, por exemplo, o processo é lento e desmotivador”, explica o vereador.

O parlamentar acredita que ao esclarecer a maneira de como são feitos os plantios compensatórios na cidade, a Prefeitura poderá recuperar a credibilidade neste trabalho, uma vez que a população muitas vezes desaprova a retirada de algumas árvores. “Em alguns casos são retiradas árvores centenárias e os sorocabanos são obrigados a aceitar essa atitude sem sequer serem informados dos motivos de tal ação”, finaliza.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)