02/09/2013 14h28

A Câmara de Sorocaba vota, nesta terça-feira (3), projeto do líder do PSD, Waldomiro de Freitas, que homenageia, com o nome de uma das ruas do Residencial Carandá, na Zona Norte, Iolanda dos Reis, votorantinense dada em adoção pelos pais, que eram muito pobres.

Amigo da homenageada, a quem tratou como se fosse mãe até a morte dela, em 24 de novembro de 2011, o vereador diz que denominar a rua Projetada 1, naquele que é o maior empreendimento habitacional em construção pela Prefeitura, é o reconhecimento do seu valor.

Nascida em 12 de outubro, dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1922, Iolanda foi entregue, pelos pais Joaquim dos Reis e Vicentina Maria da Conceição, assim que nasceu, a um casal de Pilar do Sul, que não tinha filhos e queria viver a paternidade.

Felício e Esmeralda João a criaram como se fosse legítima. Landa, como era chamada em casa, ainda ganhou outros dois irmãos, também adotados: Geni e Zeca. Só quando os três estavam na adolescência é que o casal teve os próprios filhos: Eva, Elza, Eleni e Selma.

Por volta de 1940, Landa casou-se com Abdias Ribeiro dos Santos, união da qual nasceram os filhos: Waldir, Osmir, Paulo, Maria Antonieta e Maria Júlia e 15 netos, além de alguns bisnetos. Assim, Iolanda dos Reis dedicou sua vida inteira aos filhos e à família.

Pouco aprendeu dos livros, mas tudo da vida. “Em sendo pobre, soube enriquecer-se com a felicidade daqueles que a amavam. Pela imensidão do seu amor, tinha um pouco da nossa mãe celeste”, diz o vereador. Iolanda morreu de enfermidade que a acompanhou por anos.

(Assessoria de Imprensa do vereador Waldomiro de Freitas/PSD)