03/09/2013 12h46

Propostas de Carlos Leite (PP) e Luis Santos (PMN) prevêem divulgação de médicos em plantão e do direito à gratuidade da passagem intermunicipal a idosos. Estes e outros quatro PLs foram aprovados em primeira discussão.

O Projeto de lei do vereador Carlos Leite (PT) que obriga os Hospitais Públicos de Sorocaba, casas de saúde, pronto-socorros, unidades de saúde e ambulatórios localizados no Município de Sorocaba a afixar em lugar visível, a lista dos médicos plantonistas e do responsável pelo plantão foi aprovado em primeira discussão na 51ª sessão ordinária da Câmara nesta terça-feira, 3.

O PL também revoga a Lei nº 8.288, de 29 de outubro de 2007 que versa sobre o tema e passou com emenda da Comissão de Justiça da Casa.

Ainda com o objetivo de dar publicidade a um direito dos cidadãos, foi aprovado o projeto de Luis Santos (PMN) que altera a Lei nº 9.48/2011, estendendo às agências de viagem e turismo a obrigação, válida hoje para a rodoviária, de afixar cartaz com o Decreto n° 5.934, referente à Lei Federal n° 10341/03. A Legislação concede aos idosos gratuidade na passagem e/ou desconto de 50% em viagens interestaduais.

Também em primeira discussão, foi aprovado o projeto de Fernando Dini (PMDB) que institui a “Semana Municipal de Combate ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes” a ser realizada anualmente de 12 a 18 de outubro.

Executivo: Os três projetos do prefeito em pauta foram aprovados em primeira discussão, começando pela concessão administrativa de uso, a título oneroso e mediante licitação, de quiosque para venda de souvenir no Zoológico Municipal. O PL foi aprovado com emenda do vereador Waldomiro de Freitas (PRP) que prevê a concessão para até duas empresas formais.

Também foi aprovado em primeira discussão a cessão de imóvel da Prefeitura Municipal ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE) para construção do Reservatório de Água do Centro de Distribuição II, para abastecimento público, na Vila Barão. Por fim, o terceiro projeto do prefeito aprovado extingue o Núcleo de Planejamento Regional – NUPLAN.

Aprovação final: Três projetos da pauta seguem para sanção ou veto do prefeito após terem os pareceres da Comissão de Redação aprovados nesta terça começando pelo Projeto de Lei nº 35/2013, de Izídio de Brito (PT), que disciplina o funcionamento em casas noturnas e espaços de grande aglomeração de pessoas. O PL torna obrigatória a implantação de catraca eletrônica nas entradas e saídas, visando garantir a segurança do público nesses estabelecimentos, além de afixação de placa informando a capacidade máxima do recinto.

Outro projeto é do Pastor Apolo (PSB) e determina a reserva de 15% das vagas em cursos profissionalizantes oferecidos pelo município a dependentes químicos em fase de tratamento. O objetivo é possibilitar que os pacientes aprendam um ofício, para que estejam qualificados a retornar ao mercado de trabalho.

O terceiro projeto aprovado em definitivo - Projeto de Lei n. 216/2013, da Mesa da Câmara - altera a estrutura administrativa do Legislativo criando 20 cargos efetivos que serão preenchidos através de concurso público. Segundo o projeto ficam criados os seguintes cargos: 4 mestres de cerimônia; 1 operador de áudio; 2 operadores de câmera; 1 operador de máquina reprográfica; 1 cargo de diretor de TV; 1 oficial de comunicação; 1 repórter fotográfico; 1 telefonista;  1 oficial de manutenção e 7 oficiais legislativos.

Também ficam criados os cargos de Diretor da Divisão de Apoio Interno, subordinado à Secretaria Geral e Diretor da Divisão de Assuntos Jurídicos, subordinado à Secretaria Jurídica com provimento de servidores públicos.

Novo parecer: A proposta de Marinho Marte (PPS) que proíbe o corte do fornecimento de água nos imóveis onde residam pessoas com deficiência ou acamados saiu de pauta para análise da atual Comissão de Justiça.

Considerado inconstitucional pela comissão da época em que foi proposto, no ano de 2008, o projeto chegou a ser enviado à oitiva do ex-prefeito que informou que o Setor de Supressão e Fiscalização do SAAE utilizava “o bom senso” como critério para cortar o abastecimento nesses casos. O argumento foi refutado pelo autor que defende uma regra para garantir os direitos dos cidadãos. A proposta também foi amplamente defendida pelos demais parlamentares e a pedido do vereador Anselmo Neto (PP) reenviado a CJ.

Também saiu de pauta, após receber emenda, o projeto do vereador José Crespo (DEM), que obriga a retirada de veículos abandonados nas vias públicas do município. Já o projeto de Anselmo Neto (PP) que prevê o ensino de música como conteúdo obrigatório da disciplina de artes na rede municipal de ensino segue para análise do Executivo a pedido do autor.

Por fim, o projeto de Irineu Toledo (PRB) que proíbe a cobrança de taxa correspondente à inspeção e certificação veicular ambiental foi retirado de pauta pelo vereador para adequações.

Homenagens: Duas moções de aplauso aprovadas de Muri de Brigadeiro (PRP) e Marinho Marte (PPS) homenageiam a Deputada Estadual Maria Lucia, por lançar uma frente parlamentar para desoneração tributária de remédios, e a campanha por melhoria salarial dos Delegados e Policiais Civis do Estado de São Paulo, cujos salários estão entre os menores de todo o País.

Também foram aprovadas outras duas moções remanescentes da última sessão que manifestam aplauso ao Papa Francisco, por ocasião de sua visita ao Brasil pela XXVIII Jornada Mundial da Juventude, de iniciativa do vereador José Crespo (DEM), e ao Dia Internacional da Juventude, de autoria de Fernando Dini (PMDB).

Completando a pauta foram aprovados dois projetos de decreto legislativo concedem títulos de Cidadão Sorocabano a Antonio José Ayub, por iniciativa de Saulo do Afro Arts (PRP), e Túlio de Brito Oliveira, concedido por Fernando Dini, e outros quatro projetos de lei que denominam vias.