06/09/2013 11h39

Presidente Martinez abre evento que reúne autoridades, conselheiras e instituições que lutam pelos direitos e igualdade das mulheres.

A Câmara Municipal de Sorocaba recebe nesta sexta-feira, 6, o 2º Encontro Regional de Conselhos Municipais das Mulheres do Estado de São Paulo. O presidente do Legislativo, vereador José Francisco Martinez (PSDB) abriu o evento que contou a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da deputada estadual Maria Lúcia, e reúne representantes dos conselhos já constituídos, entidades, sindicatos, igrejas e outras instituições que defendem os direitos das mulheres.

O presidente da Câmara ressaltou a luta histórica das mulheres por seus direitos citando a educadora e escrita feminista Nísia Floresta e sua luta pela educação universal. “Hoje, felizmente, já não se discute o inalienável direito das mulheres à educação, mas outros obstáculos surgem no caminho das mulheres, desafiando-as para a luta. Um deles é, sem dúvida, a violência”, disse.

A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa, comanda os trabalhos do dia que vão até as 18 horas desta sexta.  Com o objetivo de fomentar a criação de novos conselhos na região de Sorocaba e fortalecer os já existentes, o evento é realizado pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, com apoio da Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Mulher, representada por Paula Andréa Vial Silva, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), presidido por Neusa Maldonado.

Abertura: O presidente Martinez abriu oficialmente o encontro e destacou a importância dos conselhos das mulheres como interlocutores entre Estado e sociedade e na emancipação da mulher da tutela masculina, prevista na Constituição de 1988. “O lugar da mulher é o da plena igualdade de direitos, um ideal que de unir todos nós”, afirmou.

Em seguida a deputada Maria Lucia destacou que o presidente Martinez “supre a ausência feminina na Câmara de Sorocaba com sua disponibilidade para as parcerias”. Conselheira por oito anos do Conselho Estadual da Condição Feminina, a deputada lamentou a persistência e mesmo evolução dos problemas.

“Estamos em uma igualdade que não queremos. Hoje as mulheres se drogam como os homens, bebem como os homens e estão cometendo crimes como os homens. Essa igualdade nós não queremos”, afirmou. Maria Lucia encerrou comemorando a inauguração neste mês de setembro da 1ª Vara do Interior Contra a Violência Doméstica em Sorocaba.

Encerrando as manifestações, o prefeito Pannunzio cumprimentou nominalmente as autoridades presentes e os conselhos representados e falou sobre a importância do tema. “Há necessidade de valorização dos conselhos municipais, da atuação da mulher, e de lutarmos lado a lado, homens e mulheres, para que essa igualdade ultrapasse a frieza das leis e passe a ser realidade no nosso cotidiano”, disse.

Em seu discurso, Pannunzio fez um breve histórico das lutas e conquistas femininas destacando a contribuição do colegiado paulista na luta das mulheres pela igualdade de direitos. O prefeito citou a delegada Rosmary Corrêa como a titular inicial da primeira delegacia da mulher no Estado, a ex-vereadora e vice-prefeita de Sorocaba, Diva Maria Prestes de Barros Araújo, que participou da primeira composição do Conselho da Condição Feminina, e Neusa Maldonado, autora da lei que criou o Centro de Referência da Mulher (Cerem). “As conquistas do gênero feminino são resultado de sucessivas mobilizações das mulheres”, concluiu.