09/09/2013 10h21

A ex-vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que ficou como segunda suplente da Coligação PSC/PSB/PSDB, tomou posse como vereadora da manhã desta segunda-feira, 9,  na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Sorocaba. A posse foi dada pelo presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB), à parlamentar que ocupará a vaga deixada por Paulo Mendes (PSDB), que perdeu o mandato de vereador por via judicial.

Além do presidente do Legislativo estavam presentes os vereadores Waldomiro de Freitas (PSD), Anselmo Neto (PP), Saulo do Afro Art’s (PRP), Luis Santos (PMN) e Muri de Brigadeiro (PRP), o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), a vice-prefeita Edith di Giorgi, a deputada estadual Maria Lúcia (PSDB), além de outras autoridades.

Acompanhada pelo marido, Pedro Silveira Leite, Neusa Maldonado, acompanhou a leitura da certidão da Justiça Eleitoral que atesta a sua colocação como segunda suplente da coligação; depois entregou uma declaração de bens à Câmara; leu e assinou um termo de compromisso; recebeu a carteira de vereadora e uma cópia da Lei Orgânica do Município.

“Eu vejo essa situação como um parto, em que se tem muita dor pelo decorrer da situação, mas, nos traz a alegria de poder servir a essa querida cidade que me acolheu como filha, juntamente com meus outros 19 colegas”, falou a vereadora. Já o presidente da Câmara disse ter certeza de que Neusa Maldonado irá continuar a defender a bandeira do PSDB, como sempre fez e que a parlamentar estava sendo recebida por amigos.

Ex-diretora e professora aposentada da Rede Estadual de Educação, Neusa Maldonado é pastora evangélica. Foi vereadora por dois mandatos, tendo sido eleita em 2004 e reeleita em 2008. Em 2012, ficou na segunda suplência da coligação, com 3.232 votos, logo atrás de Paulo Mendes, o primeiro suplente, com 3.488 votos. Paulo Mendes havia assumido o mandato no lugar de Moko Yabiku (PSDB), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Esportes.

Neusa Maldonado é autora de diversas leis, entre elas, a Lei 10.361, de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre o censo do servidor público municipal, e a Lei 10.230, de 22 de agosto de 2012, que cria o “Programa de Qualidade de Vida da Mulher Durante o Climatério”.