09/09/2013 10h51

Acontece na tarde desta terça-feira, dia 10, a primeira rodada de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as causas dos problemas de atendimento na rede pública de saúde em Sorocaba.  Deverão dar explicações aos vereadores o provedor da Santa Casa, José Antonio Fasiaben, e o diretor do pronto-socorro da Santa Casa e ex-secretário de Saúde, Milton Palma.

Com o início previsto para as 13h45, no plenário da Câmara Municipal, as oitivas serão coordenadas pelo presidente da CPI, o vereador Izídio de Brito (PT). O petista é o autor da proposta de criação da Comissão, aprovada por unanimidade pelos parlamentares no mês passado.

Segundo Izídio, a sequência dos primeiros depoentes a serem ouvidos pela CPI da Saúde foi definida pelos membros considerando os principais pontos críticos apontados no atendimento público à saúde ofertado na cidade. "Como a Santa Casa é o nosso principal prestador de serviço e apresenta diversas deficiências e falhas [no atendimento] diariamente denunciadas, é que resolvemos começar ouvindo o Fasiaben e o Milton Palma", explica.

Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela TV Legislativa (canal 6 da NET) e pelo site do legislativo municipal, mas também poderão ser acompanhados na Casa de Leis por todos os interessados.

Além do petista, fazem parte da CPI da Saúde o relator Waldomiro de Freitas (PSD) e os vereadores José Crespo (DEM), Rodrigo Manga (PP), Fernando Dini (PMDB), Claudio do Sorocaba I (PR),  Irineu Toledo (PRB), Jessé Loures (PV), Marinho Marte (PPS), Waldecir Morelly (PRP), Pastor Apolo (PSB) e Luis Santos(PMN).

Paulo Mendes, que perdeu o mandato de vereador por via judicial na semana passada, também era membro da CPI da Saúde. Ainda não foi discutido quem assumirá a representação do PSDB nos trabalhos.

Próximas oitivas

A segunda rodada de oitivas está convocada para o dia 17, próxima terça-feira. Na ocasião, os membros da CPI ouvirão o atual secretário de Saúde, Armando Raggio; e o ex-secretário da pasta, Ademir Watanabe. Na terça-feira seguinte, dia 24, deverão ser interpelados os responsáveis pela Policlínica Municipal.

Assesoria de Imprensa - Vereador Izídio de Brito (PT)