14/09/2013 18h58

Presidida pelo vereador Carlos Leite (PT), a comissão vai visitar outros órgãos ambientais

A Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema) recebeu na última semana os vereadores Carlos Leite (PT) e Jessé Loures (PV) e assessora parlamentar do vereador Pastor Apolo (PSB), membros da comissão especial para o acompanhamento do sistema de proteção e preservação das nascentes e mananciais em nosso município. Os parlamentares apresentaram à secretaria do meio ambiente, Jussara de Carvalho e a técnicos da Sema os objetivos da comissão e o plano de trabalho.

Segundo a titular da Sema, é a primeira vez que a Secretaria recebe uma comissão de vereadores. Para Jussara, é através da parceria que as políticas públicas podem ser incrementadas. “Dessa maneira nós crescemos, somando nossas competências – Poder Executivo e Legislativo. E a questão das nascentes é prioridade em nosso governo”, diz a Secretária.

Para o vereador Carlos Leite (PT), proponente e coordenador da comissão, a população está atenta em relação às questões ambientais. “A comissão foi criada a partir de indicações de diversos munícipes de algumas nascentes que não estavam protegidas e estão sendo degradadas pela expansão imobiliária”, lembra o vereador.

Além da motivação de diversas denúncias, a comissão especial também foi criada a partir da Lei Municipal nº 7.974 de 2006, que cria o Sistema Municipal de Preservação às Nascentes (SPM) e mananciais, seu cadastramento e monitoramento.

A comissão agora vai visitar outros órgãos ambientais, como a Cetesb, além do Saae de Sorocaba, que é responsável pelo sistema municipal de preservação às nascentes e mananciais.

(Assessoria de Comunicação do Vereador Carlos Leite/PT)