16/09/2013 16h02

O vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou um requerimento questionando ao Poder Executivo sobre quais ações estão sendo tomadas para combater o aumento da obesidade no município.

O Ministério da Saúde divulgou no início deste mês o resultado de uma pesquisa que revela um fator preocupante para a saúde do brasileiro: pela primeira vez, 51% da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso. Em 2006, esse percentual era de 43%, ou seja, o crescimento é significativo.

A obesidade também preocupa, com um percentual de 17% da população, um aumento de 6% em relação a 2006, quando o índice apontava 11% da população como obesa.

Com base nesses dados, o parlamentar pretende saber o que está sendo realizado na cidade para evitar que a obesidade atrapalhe a vida do sorocabano. “Já existe um programa nacional de apoio a pessoas que tem problemas de saúde relacionados ao ganho excessivo de peso. Quero saber se Sorocaba está preparada para atender bem essa população”, explica.

O requerimento questiona além da adoção do programa nacional, se as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para a implementação da Linha de Cuidados da Atenção Básica para o excesso de peso e à obesidade.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)