18/09/2013 15h17

O vereador Pastor Apolo (PSB) quer saber se há interesse do município em aderir ao Programa Rede Cegonha

Considerando os índices de mortalidade infantil no município de Sorocaba, o vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou um requerimento questionando ao Poder Executivo sobre quais ações estão sendo tomadas para combater o problema. O requerimento quer saber como anda o acompanhamento destes casos e como o município está preparado para minimizar os números de mortes em recém nascidos.

O vereador quer saber se há interesse do município em aderir ao Programa “Rede Cegonha”, do Governo Federal. O Programa é um conjunto de medidas que desde 2011 promovem mudanças de práticas no atendimento às gestantes, puérperas e crianças até 02 (dois) anos de idade para garantir, pelo SUS, atenção adequada, segura e humanizada.

Até o final de 2014, serão repassados ao programa R$ 9,3 bilhões para investimentos em UTI’s neonatais, partos, maternidades, leitos, distribuição de testes rápidos, exames e procedimentos. Estas ações são coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas em parceria com estados e municípios.

“Sabemos que para que haja redução da mortalidade infantil, é necessário implementar ações de expansão da atenção básica integral à saúde das crianças. Além de cuidar da gestante, precisamos estender os cuidados para o parto e também para os primeiros anos de vida das crianças”, explica Pastor Apolo.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo / PSB)