27/09/2013 16h48

Para Marinho Marte (PPS), a situação da saúde em Sorocaba beira à “calamidade pública” e precisa de solução urgente

“Já sugeri e vou repetir: a saúde de Sorocaba só tem um remédio – é uma intervenção federal ou estadual. Não tem alternativa.” A afirmação é do vereador Marinho Marte (PPS), que usou a tribuna durante as oitivas da CPI da Saúde, na última terça-feira, 24, para criticar o que considera uma inação da Prefeitura em relação aos problemas recorrentes no setor. Para o vereador, “a situação da saúde em Sorocaba beira a calamidade pública”.

“Todos os dias, tomamos conhecimento de casos gravíssimos de negligência na saúde, com as pessoas morrendo à mingua. Mas nenhuma providência é tomada. O que ouvimos das autoridades responsáveis pela saúde no município é que projetos estão em andamento. Ora, já se passaram nove meses dessa administração. Não é hora mais de projeto. É hora de soluções”, indigna-se o vereador.

Para Marinho Marte, uma intervenção na saúde de Sorocaba, federal ou estadual, pode ser a única solução para os problemas crônicos do setor.

O vereador observa que há precedentes no País de pedidos de intervenção na saúde de alguns municípios e cita o caso do Maranhão, em que o Conselho Estadual de Saúde, em abril último, pediu intervenção federal na saúde de São Luís, e também o caso do Rio Grande do Norte, em que o Conselho Regional de Medicina, em setembro do ano passado, pediu a intervenção federal na saúde do Estado.