27/09/2013 18h04

Rodrigo Manga (PP) afirma que esses alunos encontram dificuldade de inclusão nas classes regulares da rede municipal

Em requerimento protocolado na Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Manga (PP) está solicitando ao Executivo informações sobre a estrutura disponibilizada aos alunos da rede municipal de ensino que possuem necessidade físicas ou educacionais especiais. O documento foi elaborado após o parlamentar ter sido procurado por pais e responsáveis, que reivindicam melhor atendimento aos estudantes.

De acordo com o parlamentar, os alunos portadores de necessidades especiais encontram grandes dificuldades no que se refere à inclusão ou inserção total em escolas regulares, devido à falta de estrutura, pouco preparo dos professores e, até mesmo, discriminação. “Esses estudantes precisam de apoio especializado, independente do tipo de necessidade, para que possam frequentar escolas regulares e, assim, desenvolverem-se social e intelectualmente”, afirma Manga.

O vereador destaca a importância do professor auxiliar capacitado neste processo, além da utilização de material adaptado aos estudantes. “É fundamental que os alunos sejam amparados por professores auxiliares, com formação voltada à educação inclusiva e preparados para buscar estratégias para inserir os estudantes nas atividades escolares. Além disso, também é fundamental que as instituições de ensino possuam estrutura física e material didático adaptados para atender esses alunos”, declara.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Rodrigo Manga / PP)