30/09/2013 17h01

O vereador Waldomiro de Freitas (PSD) propôs, à Câmara e à Prefeitura de Sorocaba, que usem dispositivos especiais, neste mês de outubro, para tornar rosa a iluminação externa dos seus prédios, com o fim de destacar a campanha de combate ao câncer de mama.

A iniciativa faz parte do movimento popular “Outubro Rosa”, iniciado em 1990 com a distribuição do laço rosa aos participantes da 1ª Corrida pela Cura, em Nova York, pela fundação americana “Susan G. Komen for the Cure”, que pesquisa a cura do câncer de mama.

O movimento ganhou esse nome depois que o Congresso americano aprovou outubro como o Mês Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama naquele país, o que veio unificar as ações de prevenção à doença, realizadas de forma dispersa em vários Estados americanos.

Iniciativa semelhante à do vereador, de iluminar prédios públicos com a cor rosa durante o mês de outubro, trouxe o movimento para o Brasil em 2 de outubro de 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera.

“Queremos sensibilizar pessoas e autoridades do município para essa importante causa, levada a efeito em Sorocaba pelo Grupo Andanças, formado por pacientes e ex-pacientes de câncer de mama, que dá apoio emocional e médico para o enfrentamento da doença”, diz o vereador.

(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldomiro de Freitas – PSD)