11/10/2013 16h21

Unidade localizada na Vila Angélica é a primeira do gênero na cidade e fará o atendimento a dependentes químicos 24 horas por dia

O vereador Rodrigo Manga (PP), presidente da Comissão Especial de Dependência Química da Câmara Municipal de Sorocaba, comemorou a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III), que atenderá dependentes químicos 24 horas por dia. A unidade, que foi inaugurada nesta sexta-feira (11), é a primeira do gênero no município que, de acordo com as regras do Ministério da Saúde, deveria ter, pelo menos, dois CAPS AD III em funcionamento.

Durante a inauguração, o vereador Manga exaltou a implantação da unidade em Sorocaba. “Com um único CAPS funcionando, a cidade estava precisando de um instrumento para melhorar a rede de atendimento aos usuários de drogas. O CAPS AD III representa uma esperança para os pais que desejam a recuperação de seus filhos dependentes químicos”, afirmou o parlamentar.

O presidente da comissão de Dependência Química também falou sobre o serviço que será oferecido pelo CAPS AD III. “Essa unidade tem a vantagem de funcionar 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, além de contar com um serviço ambulatorial. Com isso, os dependentes químicos poderão ser atendimentos no momento em que precisam de ajuda pois, assim, terão mais chance de recuperação”, destaca Manga.

A implantação da unidade na cidade estava entre as reivindicações da comissão de vereadores da Câmara, que apresentou, em junho, um relatório com sugestões de medidas a serem adotadas pelo Executivo para melhorar o atendimento aos usuários de drogas em Sorocaba.

A inauguração do CAPS AD III contou, ainda, com a presença de autoridades como: o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; a vice-prefeira e secretária de Cidadania, Edith Di Giorgi; o secretário de Saúde, Armando Raggio; e a coordenadora de Saúde Mental do município, Luciana Togni.

O CAPS AD III começa a funcionar na próxima segunda-feira (14). A unidade está localizada na rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1422 – Vila Angélica.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Rodrigo Manga/PP)