16/10/2013 16h05

De autoria do vereador Luis Santos (PROS), o objetivo é inserir a data no calendário do município e fazer com que a tragédia não seja esquecida pelas gerações futuras

Entra em pauta nesta quinta-feira (17) projeto de lei de autoria do vereador Luis Santos (PROS) que institui, no calendário oficial do município, o “Dia dos Mártires e Vítimas do Holocausto Nazista”, a ser comemorado no dia 8 de maio de cada ano. Além de cerca de 6 milhões de judeus que foram mortos no holocausto nazista, também foram mortos 200 mil ciganos e pelo menos 200 mil pessoas com deficiências físicas ou mentais.

“Essa tragédia marcou a humanidade e em vários países do mundo é celebrada a memória das vítimas do holocausto nazista, para que essa tragédia não seja esquecida pelas gerações futuras e possamos evitar que atos de genocídios voltem a acontecer”, afirma Luis Santos.

Para os Aliados ocidentais a Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente na Europa no dia 8 de maio, considerado do “Dia da Vitória”, por isso a escolha do dia 8 de maio para celebrar a memória dos mártires e vítimas do holocausto.