23/10/2013 18h39

O vereador Carlos Leite (PT), que é membro na Câmara Municipal de comissão especial para acompanhamento da implantação da usina de tratamento de resíduos, visitou na tarde desta quarta-feira, 23, o Aterro Municipal de Inertes de Sorocaba, que funciona desde abril de 2006, numa área da zona Industrial de Sorocaba.

Acompanhou o vereador o presidente da Cooperativa dos Trabalhadores da Construção Civil de Sorocaba, Erculano Ramos, que puderam conhecer o trabalho de gestão e organização do espaço, que funciona em parceria da Prefeitura de Sorocaba com Fundação de Amparo ao Preso “Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap com o apoio de três cooperativas de reciclagem de Sorocaba.

Entulhos e outros restos da construção civil devem ser enviados para o aterro de inertes. Em Sorocaba são produzidos mensalmente 45 mil metros cúbicos desses resíduos. Segundo a Prefeitura, 25% desse total é reciclado.  Os restos de construção civil, após serem separados e triturados, se tornam pedriscos e são utilizados como reforço na base de asfalto em obras de pavimentação, construção de calçadas e na manutenção de vias de terra.

Visita à Usina em Osasco

A pedido do vereador Carlos Leite (PT), a comissão especial para acompanhamento da implantação da usina de tratamento de resíduos visitará na próxima sexta-feira, dia 25, a Usina de Reciclagem de Entulho de Osasco/SP (Ureosasco), que é gerida pelo Instituto Nova Ágora de Cidadania - INAC em parceria com a Prefeitura de Osasco – SP. Acompanharão a comissão os técnicos das secretarias municipais de Serviços Públicos – SERP, do Meio Ambiente – SEMA e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, além do presidente da Cooperativa dos Trabalhadores de Sorocaba, Erculano Ramos.

(Assessoria de comunicação do vereador Carlos Leite / PT)