24/10/2013 12h55

Proposta de Marinho Marte (PPS) em tramitação desde 2008 foi um dos 19 projetos aprovados nesta quinta. PPA foi aprovado em definitivo, com 62 emendas parlamentares.

Dezenove projetos foram aprovados na 66ª sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 24, incluindo, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 253/2008 de autoria do vereador Marinho Marte (PPS) que proíbe o corte de fornecimento de água nos imóveis onde residam pessoas com necessidades especiais ou acamados.

O projeto foi aprovado com emenda do próprio autor, mas por sugestão do vereador Luis Santos (PROS), prevendo que para ter direito ao benefício a família deverá possuir um único imóvel.

Também em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei nº 154/2013, de José Crespo (DEM), que altera a Lei nº 1.602/1970, que dispõe sobre a construção e reforma de muros, gradis e passeios. O objetivo da proposta é atualizar as normas definindo a Prefeitura Municipal como responsável pela execução e conservação das calçadas para beneficiar a mobilidade urbana.

“É uma lei antiga, esse projeto vem para deixar claro que a calçada é pública e, a longo prazo, aumentar a acessibilidade”, justificou Crespo. O projeto foi aprovado com emenda do próprio autor, adequando sua redação conforme sugestão da Comissão de Justiça.

PPA: Como matéria de redação final foram aprovados três pareceres da Comissão de Redação aos projetos de Waldecir Morelly (PRP), que cria o Dia Municipal da Música Eletrônica, e do prefeito sobre a desafetação e doação de bem público à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Secção de São Paulo e o Plano Plurianual para o período 2014 a 2017. Segundo o PPA a receita total da prefeitura para 2014 foi orçada em R$ 1,535 bilhão e R$ 1,921 em 2017.

Para o SAAE os números apontam R$ 249,894 milhões para este ano e R$ 288,014 para 2017. A projeção das receitas totais da Funserv é de R$ 224,441 milhões para o primeiro e R$ 254,897 para o último ano. Já a Urbes terá neste ano R$ 170,516 e em 2017 R$ 197,929. Por fim, as receitas do Parque Tecnológico somam R$ 1,664 milhões em 2014 e 4,995 milhões em 2017.

Os vereadores aprovaram o Plano Plurianual com 49 emendas parlamentares em primeira discussão e 13 novas emendas em segunda. Com a aprovação, os projetos seguem para a sanção do prefeito.

Saúde: Os demais projetos foram aprovados em primeira discussão, sendo dois deles de autoria do vereador Anselmo Neto (PP) que cria no município o programa “Médico na Creche”. Em tramitação desde 2011, o programa prevê composta por pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem para avaliação de peso e altura das crianças, avaliação nutricional e atualização de vacinas, além de prestar orientações sobre diversas doenças aos monitores das creches.

O segundo projeto de Neto aprovado torna obrigatório o encaminhamento imediato de recém-nascidos com lábios leporinos ou fenda palatina para o centro de tratamento de malformação congênita. O projeto teve o parecer contrário da Comissão de Justiça derrubado pelo plenário, o que permitiu sua aprovação.

E com o objetivo de premiar com a placa de Honra ao Mérito os profissionais da saúde que dedicam seu tempo livre a instituições de saúde do município, Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB) cria o “Prêmio Saúde Voluntária”. Além da honraria, que deverá ser entregue anualmente em cerimônia na Casa de Leis, preferencialmente em agosto, mês do voluntário, a iniciativa pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelos premiados, incentivando procedimentos semelhantes.

Outro projeto de Martinez aprovado, prevê a criação de estacionamento de bicicletas em locais de grande fluxo de público em toda a cidade. De acordo com a proposta, deverão possuir o citado espaço locais como órgãos públicos municipais; parques; shopping centers; supermercados; instituições de ensinos públicos e privados; agências bancárias; terminais de transporte público; e indústrias, entre outros.

O projeto foi aprovado com sete emendas do próprio autor, do vereador Fernando Dini (PMDB) e do Pastor Apolo (PSB) que, entre outras coisas, inclui multa para o descumprimento e prazo para adequação.

E o vereador Dini é autor de outro projeto aprovado que altera a Lei nº 10.019, de 14 de abril de 2012, sobre a obrigatoriedade dos órgãos da administração pública disponibilizar, em seus endereços eletrônicos, a relação de pessoas desaparecidas prevendo a divulgação também na Rede de Mídia Digital Indoor da Prefeitura e a revisão e inclusão de novos nomes semanalmente.

“Dessa forma a rede instalada na prefeitura, postos de saúde e pontos de ônibus, entre outros locais, poderá prestar esse serviço as famílias que tanto sofrem com pessoas desaparecidas”, defendeu o autor.

Primeira discussão: Também foi aprovado o projeto de resolução da Mesa da Câmara que autoriza a atuação da Secretaria Jurídica da Casa na defesa dos vereadores em ações judiciais decorrentes do exercício do mandato.

Do vereador José Crespo, foi aprovado o projeto substitutivo que dispõe sobre a concessão de alvarás de funcionamento no município. O projeto estabelece que nenhum imóvel poderá ser utilizado para funcionamento de atividades comerciais, industriais, institucionais, de prestação de serviços e similares sem o devido alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal

Ainda em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de Francisco França (PT) que regulariza a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som instalados em veículos estacionados nas ruas do município, proibindo volume alto, que incomode a população local.