24/10/2013 16h12

Durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal, a Comissão Especial de Estudos Visando a Implantação da Farmácia Popular em Sorocaba, ficou definido que o vereador Francisco França (PT), autor da iniciativa de criar a Comissão, irá presidir os trabalhos, e que o vereador Luis Santos (PROS), será o relator.

O objetivo dos trabalhos é estudar a implantação do programa do Governo Federal "Farmácia Popular do Brasil" no município. Além do presidente e do relator, também compõem a comissão os vereadores Claudio do Sorocaba I (PR), Marinho Marte (PPS), Jessé Loures (PV), Irineu Toledo (PRB) e Rodrigo Manga (PP).

Durante a reunião os parlamentares decidiram que, no dia seis de novembro, irão fazer uma visita às farmácias populares em funcionamento nos municípios de Itu, Salto e Indaiatuba. Além de conhecer o sistema de cada uma das unidades, os vereadores querem saber quais os medicamentos mais procurados, quais os que mais faltam e quantas pessoas procuram pelo serviço mensalmente.

O início - A iniciativa surgiu a partir da discussão em torno do requerimento de autoria de França, que pediu explicações ao Executivo Municipal pelo não funcionamento no município do programa que vem beneficiando milhares de pessoas em todo país, inclusive com medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes.

O programa disponibiliza aos brasileiros, independente da assistência médica pública ou privada, cerca de 113 medicamentos a preço de custo. Entre eles, os remédios para hipertensão e diabetes gratuitos. "Não podemos confundir a farmácia do Governo Federal com as farmácias que apenas mantém convênio com o programa, e disponibilizam em torno 25 itens usando a denominação Aqui tem Farmácia Popular", esclareceu o vereador.