31/10/2013 10h51
Documento contém relatórios de visitas técnicas, análises e propostas de trabalho

A Comissão de Estudos, Pesquisa e Resgate de Material Histórico da Câmara Municipal vai apresentar aos vereadores e ao Ministério Público a conclusão dos trabalhos que vem desenvolvendo desde maio, quando fora criada.

Do relatório constam as visitas técnicas feitas a arquivos públicos como o do Estado de São Paulo, da Assembleia Legislativa, também de São Paulo, das Câmaras Municipais de São Roque, Louveira, Barueri e ao Memorial e Arquivo Público de Salvador, na Bahia. E também visita ao Projeto Memória da Fundação Ubaldino do Amaral.

“Nessas visitas a arquivos já institucionalizados e que contam com um trabalho bem desenvolvido, procuramos aprender, verificar as experiências deles para trazer para cá, enriquecendo o nosso trabalho”, conforme disse o presidente da Comissão, vereador Jessé Loures (PV).

“Verificamos, também, nossos próprios arquivos e o modo de processar esses documentos, bem como as condições em que trabalham nossos funcionários, os métodos que seguem, o ambiente em que operam. Com isso pudemos detectar nossas próprias deficiências e necessidades para que possamos, então, propor à Câmara que promova as alterações que se verificarem necessárias”, disseram os vereadores da Comissão, Jessé Loures, Anselmo Neto e Pastor Apolo.

Entre as medidas propostas para imediato está a contratação de uma empresa especializada para a digilitalização das mais de cem mil páginas de documentos que integram nosso arquivo.  Contratação de empresa especializada em restauro, higiene e preservação do material histórico, e aprimoramento do arquivo, como climatização, troca de caixas para o adequado arquivamento de papéis, visando à preservação deles, bem como mudanças na área de trabalho dos funcionários do arquivo, ao qual poderá ser anexada a biblioteca, para facilitar o trabalho de consulta de pesquisadores, sejam estudantes, historiadores e cidadãos comuns interessados em conhecer fatos de nossa história.

Todo esse trabalho – destaca Jessé Loures – “atende ao que dispõe a Lei Federal 8.159, que diz: “É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.”

Jessé comenta, ainda, que foi fundamental para a realização desse trabalho o envolvimento da Comissão formada por funcionários: Ângela Fiorenzo, Cláudio Cordeiro, Davi Deamatis, Flávia Maris Gil Duarte e Weber Alves dos Santos.

Por fim, disseram os vereadores, que “agora vamos acompanhar as mudanças que estamos propondo à Câmara e continuar trabalhando em projetos para implantação em prazos maiores até que cheguemos ao ideal de ter, nesta Câmara, o seu Memorial”, concluiu Jessé Loures.