31/10/2013 17h30

Rodrigo Manga (PP) observa que unidade inaugurada para atender dependentes químicos 24 horas por dia ainda não possui número de telefone fixo

O vereador Rodrigo Manga (PP) criticou, nesta quinta-feira (31), durante sessão realizada na Câmara Municipal, o atendimento telefônico no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III). Em sua fala, o parlamentar relatou o caso de uma jovem dependente química que precisou dos serviços da unidade, mas não conseguiu entrar em contato através do número do telefone móvel disponibilizado à população.

Durante seu discurso na tribuna, o parlamentar ligou para o CAPS AD III e constatou a ineficácia do atendimento. “Ao atendermos essa jovem no gabinete, nos deparamos com o atendimento telefônico falho do CAPS AD III. O número de telefone disponibilizado para contato com a unidade é de um celular e, ao ligarmos diversas vezes, sempre fomos encaminhados para a caixa postal. Uma unidade como essa, que se propõe a atender dependentes químicos 24 horas por dia, precisa ser acessível e ter um telefone fixo”, declarou Manga.

Inaugurado em 11 de outubro, o CAPS AD III é o primeiro na cidade que atende dependentes químicos 24 horas por dia. De acordo com as normas do Ministério da Saúde, Sorocaba precisaria, ainda, de mais duas unidades do gênero para suprir a demanda de atendimento aos usuários de drogas. “A implantação do CAPS AD III representa um avanço para a cidade, mas a unidade precisa funcionar plenamente e estar acessível a todos aqueles que precisam de ajuda para enfrentar o vício das drogas”, afirmou o parlamentar.