01/11/2013 15h22

Um projeto de lei do vereador Pastor Apolo (PSB) irá garantir que todas as pessoas com mobilidade reduzida no município de Sorocaba tenham acesso aos provadores de roupas em lojas e centros de compras.

Muitos estabelecimentos já estão adaptados, pois já existe a Lei nº 10.113/2013, que será alterada para garantir que todos os novos estabelecimentos como hipermercados, supermercados, atacadistas, shoppings centers, centros comerciais, lojas de departamentos, só possam ser aprovados se atenderem as normas de acessibilidades estabelecidas pela ABNT NBR 9050.

Os lojistas e empresários terão até 31 de março de 2014 para se adaptar. “Apesar de ser uma lei em vigor há mais de um ano, a acessibilidade nos provadores ainda não era obedecida. A intenção agora é motivar estes empresários a proporcionar um ambiente agradável aos portadores de deficiência, que muitas vezes ficam constrangidos ao não conseguirem provar as roupas antes da compra”, explica o parlamentar.

Com a chegada de diversos novos empreendimentos na cidade, este é o momento de garantir que estes estabelecimentos já sejam projetados e construídos dentro de um pensamento inclusivo.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo / PSB)