04/11/2013 18h05

Os vereadores Jessé Loures (PV) e Carlos Leite (PT), integrantes da comissão que vai Acompanhar a Instalação da Usina de Resíduos em Sorocaba, visitaram no último dia 25 de outubro a Usina de Reciclagem de Entulho de Osasco (Ureosasco), localizada no município de Osasco, na Grande São Paulo. Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos também acompanharam a visita.

Na Usina, que é gerida pelo Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac) em parceria com a Prefeitura de Osasco, a comissão conheceu o modelo de gestão e trabalho da unidade, que foi inaugurada no dia 13 de maio de 2009 e tem capacidade para reciclar 25 toneladas de resíduos sólidos da construção civil por hora.

Na Usina é permitido somente o depósito de materiais como: argamassa, blocos, tijolos, telhas, concreto e material em cerâmica. Não é permitido o depósito de lixo orgânico, resíduos de serviços de saúde, material de demolição de fábrica, amianto, gesso, vernizes, tintas, solventes, lâmpadas, pilhas, dentre outros.

A Ureosasco, como contrapartida do Inac para a Prefeitura Municipal de Osasco, repassa 50% de todo material produzido pela Usina de Reciclagem de Entulhos à Prefeitura, sem nenhum custo, para ser aplicado em obras públicas do município.

Além dos vereadores Jessé Loures (PV) e Carlos Leite (PT), fazem parte da comissão que vai acompanhar a Instalação da Usina de Resíduos em Sorocaba os vereadores Anselmo Neto (PP), Irineu Toledo (PRB) e Luís Santos (PROS).

(Assessoria de comunicação do vereador Carlos Leite /PT)