07/11/2013 12h36

Uma luta de mais de dois anos, vai se tornar realidade em 2014 com a implantação de uma UPA na região do Parque das Laranjeiras

“Um sonho que se torna realidade!”. Com essa frase, o vereador Waldecir Morelly (PRP) começou seu discurso na tribuna da Câmara na sessão ordinária desta quinta-feira, 7, quando usou o espaço para anunciar a implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento na Zona Norte de Sorocaba.

A Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24 Horas – tem como objetivo diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Waldecir Morelly explicou que “o projeto de Sorocaba é ter, inicialmente duas unidades até 2014, sendo uma no Éden, que já está sendo instalada e a realidade que graças a luta de mais de 4 mil pessoas, que assinaram um documento com este vereador ainda na época em que atuava como líder comunitário, solicitando a instalação de uma UPA na Zona Norte e que agora conquistamos, pois a partir de maio de 2014 começam as obras da instalação de uma UPA na rua Ordalia Albino Roseiro, entre o Jardim Casabranca e Santa Cláudia”.

O prefeito Antônio Carlos Pannunzio já recebeu o repasse no valor de R$ 310 mil referente a primeira parcela para a construção da Unidade de Pronto Atendimento. Esse valor será utilizado para a elaboração do projeto da UPA.

No documento que foi repassado da prefeitura para o parlamentar, consta a informação de que a construção terá início até dia 25 de maio de 2014.

(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldecir Morelly/PRP)