07/11/2013 12h56
 

 

Câmara aprova oito projetos em segunda discussão e quatro em primeira, muitos sobre Saúde, além de seis moções de aplauso.

 

 

De autoria do vereador Cláudio do Sorocaba I (PR) foi aprovado na 70ª sessão ordinária da Câmara nesta quinta-feira, 7, o Projeto de Lei 289/2013, acrescentando artigo à Lei 9.646, de 6 de julho de 2011, que proíbe a cobrança de estacionamento de parentes de pacientes em estacionamentos de hospitais que mantêm convênio com a Prefeitura.

 

A proposta, que obriga os hospitais a colocarem em local visível a informação sobre a gratuidade da referida lei, foi um dois oito projetos aprovados em segunda discussão. O autor criticou o que chamou de “máfia do estacionamento” e defendeu sua proposta em beneficio da população, principalmente em momentos de urgência. Cláudio também lembrou o autor da Lei nº 9.646, o ex-vereador Benedito de Jesus Oleriano.

 

            De autoria do vereador Carlos Leite (PT) também foi aprovado nesta quinta o Projeto de Lei 312/2013 que cria a Campanha Permanente de Incentivo à Doação de Medula Óssea e o Dia Municipal do Doador de Medula, a ser comemorado no dia 6 de outubro, quando serão homenageados doadores de medula óssea. A campanha será promovida mediante palestras, publicidade institucional, vídeos informativos, adesivos, folhetos e por meio de atividades específicas nas escolas.

 

O autor ressaltou a importância de divulgação e lembrou que o projeto não acarreta despesa ao Município. Carlos Leite observou que a medula óssea (popularmente conhecida como “tutano”) é a “única ou última esperança” para milhares de pessoas acometidas de doenças do sangue. O vereador salienta que o transplante retira menos de 10% da medula do doador e que a mesma é recomposta em menos de 15 dias pelo organismo. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a medula óssea pode ser doada por pessoas com idade entre 15 e 55 anos. “Um incomodo passageiro para quem doa e uma esperança para quem recebe”, concluiu.

 

         Prêmio Saúde Voluntária: O vereador José Francisco Martinez (PSDB) é autor de três projetos aprovados em segunda discussão começando pelo Projeto de Lei 320/2013 que acrescenta o inciso XIII ao artigo 1º da Lei 4.340, de 31 de agosto de 1993, que dispõe sobre limpeza e conservação de caixas d´água e reservatórios. A proposta obriga os condomínios horizontais e verticais com finalidade comercial e residencial que disponham de reservatórios de água de uso coletivo a realizarem uma limpeza dos mesmos a cada período de 360 dias. Segundo o vereador, muitos moradores de condomínios reclamam que os administradores não realizam essa limpeza por falta de uma obrigação legal.

 

E com o objetivo de premiar com a placa de Honra ao Mérito os profissionais da saúde que dedicam seu tempo livre a instituições de saúde do município, Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Martinez cria o “Prêmio Saúde Voluntária”. Além da honraria, que deverá ser entregue anualmente em cerimônia na Casa de Leis, preferencialmente em agosto, mês do voluntário, a iniciativa pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelos premiados, incentivando procedimentos semelhantes.

 

Outro projeto de Martinez aprovado prevê a criação de estacionamento de bicicletas em locais de grande fluxo de público em toda a cidade. De acordo com a proposta, deverão possuir o citado espaço locais como órgãos públicos municipais; parques; shopping centers; supermercados; instituições de ensinos públicos e privados; agências bancárias; terminais de transporte público; e indústrias, entre outros. O projeto foi aprovado com sete emendas do próprio autor, do vereador Fernando Dini (PMDB) e do Pastor Apolo (PSB) que, entre outras coisas, inclui multa para o descumprimento e prazo para adequação.

 

De Anselmo Neto (PP) projeto aprovado em segunda discussão torna obrigatório o encaminhamento imediato de recém-nascidos com lábios leporinos ou fenda palatina para o centro de tratamento de malformação congênita.

 

E do vereador Dini, os vereadores aprovaram o projeto que altera a Lei nº 10.019, de 14 de abril de 2012, sobre a obrigatoriedade dos órgãos da administração pública disponibilizar, em seus endereços eletrônicos, a relação de pessoas desaparecidas prevendo a divulgação também na Rede de Mídia Digital Indoor da Prefeitura e a revisão e inclusão de novos nomes semanalmente.

 

Da mesma forma foi aprovado o projeto de resolução da Mesa da Câmara autoriza a atuação da Secretaria Jurídica da Casa na defesa dos vereadores em ações judiciais decorrentes do exercício do mandato.

 

 

Primeira discussão: Os quatro projetos de lei da pauta apenas em primeira discussão também foram aprovados, começando pelo PL n. 369/2013, de José Crespo (DEM), que altera a Lei nº 1.390 de 1965, que criou o “Serviço Autônomo de Água e Esgoto”, sobre a instalação de hidrômetro. O projeto prevê a aquisição dos equipamentos pelo SAAE, além de autorizar a utilização de água pelo usuário em situação de emergência ou vulnerabilidade social.

 

E projeto substitutivo do Pastor Apolo (PSB) prevê a divulgação da Lei nº 10495/2013, sobre o parcelamento em até cinco vezes das tarifas de ligação de água e esgoto, no site oficial da Prefeitura e Jornal do Município, além das Casas do Cidadão e na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

 

Já projeto de Marinho Marte (PPS) cria a “Campanha Anual de Desarmamento Infantil” nas instituições de ensino a ser comemorada anualmente na semana do dia 15 de abril, Dia do Desarmamento Infantil. O objetivo é informar os alunos, através de palestras e outras ações, sobre o perigo das armas de fogo, além de desestimular o uso de brinquedos que incitem à violência.

 

E projeto de Luis Santos (PROS) aprovado declara de Utilidade Pública a “Associação Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau”.

 

Homenagens: Foram aprovadas seis moções de aplauso nesta quinta: ao Dia Nacional do Servidor Público e ao Dia da Criança, ao Dia Internacional do Idoso e aos dez anos da criação do Estatuto do Idoso, de Fernando Dini (PMDB); do Pastor Apolo (PSB) ao Projeto de Lei nº 4.434/2008, do Senador Paulo Paim (PT), que dispõe sobre a necessidade de ganho real para os aposentados e pensionistas, e ao Projeto de Lei nº 162/2012, do Deputado Estadual Carlos Cezar (PSB), sobre a diminuição em mais de 80% das custas cartorárias pagas na escritura pela população de baixa renda que reside em área de interesse social; e de Marinho Marte (PPS) ao Governador Geraldo Alckmin, pelos reajustes salariais para Delegados, Escrivães e Investigadores da Polícia Civil do Estado de São Paulo e pela consolidação da carreira jurídica de Delegado de Polícia.

 

Por fim, foram aprovados três projetos que denominam ruas do município: de Waldomiro de Freitas (PRP), sobre denominação de “Cecília Maria de Freitas” a Rua Projetada 10 no Jd. Carandá; de Jessé Loures (PV) que dá o nome de “Marcos Figueiredo” a Rua 05 no Jardim Tereza Maria no Bairro Caputera, e de Saulo do Afro Arts (PRP), sobre a denominação de “Décio Moraes de Oliveira”.