08/11/2013 10h13

Projeto da Prefeitura que prevê a construção da Avenida do Contorno, ainda indefinido, depende do planejamento estadual para ampliação do aeroporto de Sorocaba, sem prazos definidos até o momento.

“Diante da inexistência de prazo específico para o início da construção da Avenida do Contorno, qual medida será tomada para desafogar o trânsito na região do aeroporto?”. Este é o principal questionamento do vereador Saulo do Afro Arts (PRP) em mais um requerimento encaminhado ao Executivo, onde cobra ações da Prefeitura para melhorar o trânsito próximo ao aeroporto, na Zona Norte da cidade.

Ocorrências de acidentes envolvendo motoristas e também pedestres preocupam o parlamentar. “Com a expansão da região, o sistema viário local não comporta mais o volume de veículos”, destaca.

Saulo cita as ruas as ruas Nereu Ramos e Joaquim Oliveira, com trechos de único sentido pra o tráfego, com estacionamento de veículos permitido nos dois lados da pista e por onde trafegam ônibus do transporte coletivo. “Os motoristas que utilizam estas vias não pode aguardar, por tempo indeterminado, a conclusão da Avenida do Contorno que, segundo a Prefeitura, será a solução para melhorar o trânsito na região”, afirma o vereador.

Histórico: Pela quarta vez, o vereador Saulo questiona a Prefeitura sobre o problema do trânsito na região do aeroporto. Em resposta ao Requerimento 249/2013, de fevereiro deste ano, foi informado que para a melhoria do fluxo do trânsito no local “existe o projeto da avenida de contorno do aeroporto”, porém, sem prazo para início das obras.

Já no mês de junho, a Prefeitura respondeu ao Requerimento 1599/2013, dizendo que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto com o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), estaria realizando estudos técnicos para definir o traçado da avenida atendendo às recomendações de internacionalização do aeroporto.

Finalmente, em agosto, ao ser questionada sobre a conclusão de tais estudos técnicos, a Prefeitura respondeu ao vereador que todo o projeto do entorno depende de projeto interno do aeroporto, que é de responsabilidade do DAESP, portanto aguardam posicionamento do órgão estadual.

Diante da demora e indefinição de prazos, Saulo requer um projeto alternativo para minimizar o problema em curto prazo.