19/11/2013 18h25

O vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou um requerimento questionando ao Prefeito Antonio Carlos Pannunzio quais as ações que serão tomadas pelo executivo para combater os ataques de animais peçonhentos no município.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os meses de novembro de 2012 a março de 2013, foram registrados 71.217 acidentes e 144 mortes por ataques de animais peçonhentos no país.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior (novembro de 2011 a março 2012), houve um acréscimo de quase 6% no número de acidentes com estes animais e 9% em relação a óbitos.

“Estamos na temporada de chuvas e isso aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes”, explica Pastor Apolo. “As chuvas fazem com que os animais sejam obrigados a sair dos seus esconderijos e a procurar novos abrigos, tanto em áreas urbanas quanto rurais”.

Para evitar a proliferação de baratas, escorpiões e outros insetos, a recomendação é manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos propiciam abrigo para muitos destes animais. Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões.

Infelizmente nossa cidade tem apresentado problemas desse tipo. Escorpiões-amarelos foram encontrados pelos moradores do Jardim Ipiranga, Bairro Júlio de Mesquita Filho, Jardim Juliana e na Vila Santana -  normalmente, a causa são terrenos baldios sem limpeza adequada.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo / PSB)