26/11/2013 17h23

Propostas foram apresentadas, em segunda discussão, pelo vereador Rodrigo Manga (PP) através de emendas ao projeto de lei que estabelece o orçamento para 2014

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba aprovaram, nesta terça-feira (26), em segunda discussão, o projeto de lei que determina o orçamento municipal para 2014 e as emendas apresentadas pelos representantes do Legislativo. Todas as 13 emendas assinadas pelo vereador Rodrigo Manga (PP), que contemplavam a construção de creches, recapeamento de vias e a implantação de ala específica para dependentes químicos em unidades de saúde, também foram acatadas pelos parlamentares.

 

Prejudicado pela falta de verba para algumas de suas emendas, o vereador Manga defendeu a aprovação das mesmas. “Mesmo que não haja mais espaço no orçamento, o vereador tem o direito de propor emendas para que, caso aprovadas, possam ser expostas ao Poder Executivo. Assim, a prefeitura pode analisar as propostas e tentar encaixá-las, se houver a possibilidade de um remanejamento do orçamento”.

 

O vereador Anselmo Neto (PP) acompanhou o líder do partido na Câmara e defendeu a aprovação das emendas. “O dinheiro proposto no orçamento é uma prévia do que estará disponível para o ano que vem, portanto, ainda não há dinheiro para nada. Cada um dos vereadores tem a possibilidade de fazer as emendas que achar corretas”, afirmou.

 

Emendas

 

Das 13 emendas apresentadas pelo vereador Rodrigo Manga, quatro dispunham sobre a construção de novas creches municipais para os bairros Vitória Régia, Parque São Bento II, Nilton Torres e Brasilândia.  As emendas foram elaboradas pelo parlamentar a partir de reivindicações de moradores das regiões, descontentes com a dificuldade de encontrar vagas em creches para seus filhos.

 

Além de beneficiar as crianças, o vereador também teve aprovada a destinação de verba para a construção de um centro de atendimento ao idoso em Sorocaba, popularmente conhecido como “Creche do Idoso”. O espaço seria uma opção para aqueles que podem deixar os idosos sozinhos.

 

Em outra das emendas, o parlamentar designou verba para a implantação de ala específica para atendimento de dependentes químicos em hospitais, conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e postos de saúde. . “Trata-se de uma medida emergencial, para que os dependentes químicos possam ter tratamento especializado e profissional mais próximo de suas casas”, destaca Manga.

 

O líder da bancada do PP direcionou, ainda, recursos para a construção de bases da Guarda Civil Municipal nos bairros Vitória Régia e Nilton Torres, além de indicar verba para recapeamento e revitalização de vias públicas. A instalação de academias ao ar livre nos bairros Nilton Torres, Parque São Bento II, Jardim Paulista II e Jardim Califórnia também foi lembrada pelo vereador.

 

(Assessoria de Imprensa - Rodrigo Manga / PP)