28/11/2013 18h11

Pastor Apolo (PSB) observa que crianças de 13 anos, mesmo trabalhar, estão sendo obrigadas a estudar à noite, comprometendo sua segurança

Foi aprovado nesta quinta-feira, 28/11, um requerimento do vereador Pastor Apolo (PSB) que solicita informações da Secretaria de Educação sobre vagas para alunos do 9º ano nos períodos da manhã e tarde.

Preocupado com as constantes reclamações de alguns pais que temem pela segurança dos filhos que são encaminhados para vagas no horário noturno, o parlamentar quer saber se é possível abrir mais vagas nos períodos da tarde e da noite.

“Crianças de apenas 13 anos não estão preparadas para sair de casa às 18 horas e retornar às 23 horas, principalmente sozinhas, uma vez que em geral estes alunos estudam longe de suas casas”, explica Pastor Apolo.

Uma pesquisa da organização não governamental “Parceiros da Educação”, realizada em 2011 com 3.249 estudantes de 18 escolas de São Paulo, revelou que metade daqueles que estudam à noite não trabalhavam.

A principal conclusão do levantamento é que os jovens só estão matriculados nesse período porque não há vagas nos outros horários devido à falta de espaço físico e ao aumento de um ano no Ensino Fundamental.

“Naturalmente sabemos que crianças de 13 anos não podem trabalhar nem serem contratados como aprendizes, ou seja, não há motivos para obrigá-los a estudar à noite. Precisamos pensar em alternativas para acabar com este problema”.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo / PSB)