10/12/2013 13h51
 

O vereador Waldecir Morelly (PRP) usou a tribuna na Sessão Ordinária desta terça-feira, 10, para falar sobre a Praça de Exercícios do Idoso, implantada pelo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo nos municípios paulistas. A Praça foi criada a partir de um projeto doado pelo Dr. Egídio Lima Dórea, com o principal objetivo de prevenir quedas dos idosos.

 

Levando em consideração que ao envelhecer ocorrem diversas mudanças no organismo que os predispõem à queda, como fraqueza muscular de membros inferiores, alterações do equilíbrio, diminuição dos reflexos, alterações da marcha, alterações da preensão manual e que a recorrência das quedas na população idosa acarreta restrições funcionais seguida de isolamento social, podendo piorar o estado pré-existente, cardiovascular ou de depressão, o parlamentar Waldecir Morelly considera de suma importância a implantação desse projeto em nossa cidade.

 

Morelly lembra que “a criação da Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com objetivo de melhorar o equilíbrio e a marcha, fortalecer a musculatura proximal de membros inferiores, melhorar a amplitude articular, alimentação e educação alimentar, aumentar de flexibilidade muscular”.

 

A Praça compõe-se de seis estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção como: Estação Barras Paralelas, facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta, fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; Estação Rampa-Escada, aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; Estação Ergometria, melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; Estação Placa Giratória, melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; Estação Escada para Dedos, melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

 

O vereador que esteve no Parque da Água Branca, em São Paulo, conhecendo de perto como funciona o projeto, quer saber agora do Poder Executivo, mais especificamente do Fundo Social, se pretende trazer essa Praça de Exercício do Idoso para Sorocaba, e caso contrário, quais os motivos, uma vez que a praça é custeada pelo Estado.

 

(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldecir Morelly/PRP)

Fotos Peterson Gesiel