11/12/2013 16h57

A demora pelo agendamento de consultas e a falta de cirurgiões-dentistas nas unidades básicas de saúde está cada vez maior. Isso levou o vereador Pastor Apolo (PSB) a protocolar um requerimento ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Conforme um recente levantamentos do Datasus, Sorocaba tem proporção de somente 0,4 profissionais cirurgiões-dentistas que atendem pelo SUS para cada grupo de 1.000 habitantes.

De acordo com o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista; 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes; 45% dos brasileiros não têm acesso regular à escova de dente.

Campanhas de conscientização da importância da higiene bucal são fundamentais, porém não são suficientes. Um atendimento de qualidade também é direito de todo cidadão.

“O descaso pode provocar doenças que vão além das famosas cáries e do mau hálito. A boca é a principal porta de entrada para uma vida mais saudável e também pode funcionar como porta de entrada de muitas infecções”, explica o parlamentar.

O requerimento deseja saber de que forma são feitos os agendamentos para atendimento odontológico na rede municipal de saúde e quais as condutas adotadas pelas UBS para garantia de um procedimento ágil e que não prejudique os usuários. Dentre outros questionamentos, o vereador quer saber como está o quadro profissional e como a demanda reprimida será atendida.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)