12/12/2013 13h06

Claudio do Sorocaba I do PR recebeu 16 votos e assume a presidência em  janeiro, junto com o vice-presidente, Carlos Leite do PT, e demais membros.

O vereador o Claudio do Sorocaba I (PR) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sorocaba nesta quinta-feira, 12. Na 80ª sessão ordinária, a última do ano, também foram escolhidos os demais membros da Mesa Diretora da Casa para Exercício 2014.

Claudio do Sorocba I foi eleito com 16 votos. O vereador Anselmo Neto (PP) recebeu os dois votos da bancada do Partido Progressista, José Crespo (DEM) recebeu seu próprio voto, assim como Saulo do Afro Arts (PRP) que também votou nele mesmo.

Além do novo presidente, foram eleitos os vereadores Carlos Leite (PT – 17 votos) como 1º Vice-Presidente; Muri de Brigadeiro (PRP – 17 votos), 2º Vice-Presidente; José Francisco Martinez (PSDB – 18 votos), 3º Vice-Presidente; Waldomiro de Freitas (PRP – 16 votos), 1º Secretário; Jessé Loures (PV – 19 votos), 2º Secretário, e Pastor Apolo (PSB – 20 votos), como 3º Secretário.

Os membros da Mesa se substituem nessa ordem, em caso de ausência, licença ou impedimento. Os eleitos assumem as novas funções em 2 de janeiro. Conforme o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município, a votação foi nominal.

Presidência: Em seu terceiro mandato, o vereador Gervino Cláudio Gonçalves, mais conhecido como Cláudio do Sorocaba I, assume pela primeira vez a presidência da Câmara. O parlamentar é o atual 1º vice-presidente da Casa, cargo que já havia ocupado por três vezes. Natural do interior do Paraná, a incursão de Cláudio do Sorocaba I na política começou como presidente da Associação de Moradores do Bairro Júlio de Mesquita Filho. Claudio agradeceu nominalmente cada um dos vereadores que votaram nele e também sua assessoria e os funcionários da Casa.

O presidente eleito falou de suas raízes e de sua trajetória política e pediu união. “Quero pedir o apoio de todos, vou precisar de cada um, porque sabemos das dificuldades de governar. Vou me esforçar para dar continuidade ao trabalho dos presidentes que me antecederam”, afirmou.

Candidato ao cargo, Anselmo Neto (PP) falou sobre sua campanha para a presidência, agradecendo a postura dos candidatos e destacando o clima de respeito. “O grande vencedor é a Casa. Desejo que você Claudio faça um brilhante mandato como o vereador Martinez”, afirmou. Também se candidataram à presidência José Crespo (DEM) e Luis Santos (PMN).