16/01/2014 17h27

Vereador Rodrigo Manga (PP) afirma que vai insistir na realização do mutirão fiscal para resolver os problemas acarretados pelas casas em situação de abandono

Em resposta ao requerimento do vereador Rodrigo Manga (PP), que questionava a Prefeitura de Sorocaba sobre a quantidade de imóveis abandonados na cidade, o Executivo afirmou não possuir informações sobre o número de casas que se encontram nesta situação. No documento enviado ao Paço, o parlamentar sugeria a realização de um mutirão fiscal para levantar os dados, permitindo, assim, que os proprietários fossem intimados a reformar ou demolir as construções.

Segundo a resposta assinada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, atualmente, a Prefeitura de Sorocaba só toma conhecimento da localização de imóveis abandonados através de denúncias e possui oito fiscais para realizar o trabalho de inspeção. Sobre vistorias para coibir a proliferação de larvas do mosquito da dengue nos locais, o Executivo declarou fazer um trabalho permanente de vigilância. “Vistorias são realizadas por agentes da Vigilância Sanitária removendo os criadouros de mosquitos, aplicando larvicidas e inseticidas quando necessário, notificando e orientando os proprietários sobre métodos de prevenção e combate à dengue”, explica o Paço.

Para o vereador Manga, além das medidas colocadas em prática pelo Executivo, é importante que haja um controle maior sobre o número de imóveis abandonados em Sorocaba. “A realização do mutirão fiscal permitiria à Prefeitura organizar e detalhar os imóveis abandonados e, assim, entrar em contato com os proprietários, para que eles tomem as devidas precauções. Com isso, evitaríamos que esses locais sejam ocupados por vândalos ou acumulem água parada, virando criadouros de dengue”, opina.

O parlamentar disse, ainda, que irá insistir com a Prefeitura para a realização do mutirão fiscal. “Uma ação como essa reuniria diversos setores do Paço, não apenas os oito fiscais designados para a função, e seria fundamental para agilizar e resolver os problemas acarretados pelos imóveis abandonados na cidade. Vou requisitar uma reunião com o prefeito para que possamos discutir melhor o tema”, frisou Manga.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Rodrigo Manga / PP)