28/01/2014 16h02

Neusa Maldonado (PSDB) questiona a falta de sigilo e privacidade do abrigo para mulheres pelo fato de funcionar no mesmo local que o CIM

O funcionamento no mesmo local da Casa Abrigo Valquíria Rocha, que acolhe mulheres vítimas de violência, e da organização não governamental CIM Mulher (Centro de Integração da Mulher), está sendo questionado pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB). “A Casa Abrigo Valquíria Rocha precisa funcionar com o máximo de privacidade e sigilo, não só para preservar a imagem das mulheres e crianças que lá se encontram fugindo da violência doméstica, mas também para garantir sua segurança. Mas não é isso o que está acontecendo”, afirma a vereadora.

“Como o CIM Mulher desenvolve todas as suas atividades no mesmo local do abrigo, recebendo dezenas de pessoas, o sigilo do local fica comprometido”, afirma a vereadora, lembrando que esse assunto já foi debatido em diversas reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, das quais participou. Por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, Neusa Maldonado indaga à Prefeitura se a Casa Abrigo Valquíria Rocha e a ONG CIM Mulher podem funcionar no mesmo local. A vereadora também observa que o CIM Mulher não permite que meninos acima de 12 anos permaneçam com a mãe no abrigo e quer saber se essa prática está prevista no convênio entre a Prefeitura e a referida ONG.

Neusa Maldonado também está preocupada com a possível exposição de mulheres e crianças atendidas na Casa Abrigo, uma fez que o CIM Mulher está nas redes sociais. “Queremos saber se é solicitada autorização para reportagens ou postagens de imagens do local”, afirma. Outro questionamento da vereadora é quanto à área de atuação do CIM Mulher, que abrange 57 municípios da Região Administrativa de Sorocaba. “Essa ONG mantém convênios com outros municípios para receber mulheres de outras cidades, mas utilizando a estrutura mantida pela Prefeitura de Sorocaba. Queremos saber se isso também faz parte do convênio”, acrescenta a vereadora.