29/01/2014 14h54

Irineu Toledo (PRB) quer saber se Ossel e Ofebas fazem o devido tratamento prévio de seus resíduos, que oferecem riscos de contaminação

O descarte de resíduos por parte das empresas que prestam serviços funerários no município é objeto de preocupação do vereador Irineu Toledo (PRB). O parlamentar recebeu informações de munícipes de que as empresas Ossel e Ofebas não estariam fazendo o devido tratamento de resíduos para a emissão na rede de esgoto.

“As funerárias lidam com tratamento de corpos, inclusive com a retirada de órgãos. Esses procedimentos acarretam o acúmulo de resíduos que, por uma questão de saúde pública, devem ser devidamente esterilizados antes de serem descartados na rede de esgoto, evitando o contágio de doenças e demais riscos à população”, argumenta Irineu Toledo.

Em requerimento aprovado na Câmara Municipal, o vereador indaga ao Executivo se as empresas concessionárias que exploram o serviço funerário no município (Ofebas e Ossel) fazem o devido tratamento de resíduos anteriormente ao despejo na rede de esgoto e, caso positivo, solicita que esse procedimento seja detalhado e indaga se há riscos de contaminação. Irineu Toledo também quer saber se o município fiscaliza esse serviço, inclusive com visitas in loco.