31/01/2014 14h34

A Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude da Câmara Municipal realizou três vistorias na manhã desta sexta-feira, 31/01.

Presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT), tendo como relator o vereador Pastor Apolo (PSB) e membro Fernando Dini (PMDB), a comissão esteve na Unidade Básica de Saúde do Parque São Bento, na Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira, no Jardim Santo Amaro e na Oficina Pedagógica.

Ao chegar na UBS, os vereadores foram informados de que a coordenadora Greice Cristina dos Santos Esgalha Castelli não estava, mas os parlamentares deram início a vistoria, conferindo se a escala de funcionários estava sendo cumprida. Ao questionar o nome de uma das médicas, esta se recusou a responder.

Quando a coordenadora chegou, os questionamentos dos vereadores puderam ser respondidos e foi constatado que a escala estava sendo atendida, ainda que com algumas adequações no quadro de médicos.

Além disso, não foi identificada falta de medicamentos. Greice explicou que a maior reivindicação dos munícipes é a instalação de uma cobertura para a área de entrega do leite, para que estes não fiquem ao sol enquanto aguardam na fila. “Já existe um estudo para esta melhoria, estamos à espera de uma resposta efetiva”, explica Greice.

Educação

A segunda vistoria do dia foi realizada na Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira. Acompanhados pelo Diretor Luis Carlos da Silva, os vereadores encontraram instrumentos musicais como violoncelos, violinos, piano, kimonos e outros materiais mal armazenados.

Segundo Luis Carlos, o material já foi solicitado pela Secretária de Educação e será encaminhado para outras unidades de ensino, uma vez que não haverá mais atividade da Oficina do Saber na escola. “Não sei para onde esse material será encaminhado, apenas estamos armazenando entre o fim do ano letivo de 2013 e início de 2014”, explica.

Oficina Pedagógica

A Oficina Pedagógica fica localizada em um prédio anexo a CEI 64, na Vila Rica. O local serve como depósito de materiais utilizados em escolas e creches. São armazenados produtos novos e também os que são transferidos de uma unidade para outra.

Cobertores, cadeiras, jogos e brinquedos educativos, livros, cadernos, escovas de dente e outros materiais estão encaixotados a espera da destinação gradual às unidades escolares.

De acordo com a Chefe de Seção Magda de Barros Cardoso, quando há solicitação por parte dos diretores e o material está disponível a reposição é feita de maneira imediata. Caso não haja em estoque ou o produto seja de alto custo, é preciso aguardar licitação.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)