06/02/2014 17h53

Saulo do Afro Arts (PRP) também solicita informações sobre a atual situação do ensino supletivo em todo o município

O vereador Saulo do Afro Arts, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita ao Executivo a implantação de ensino supletivo na Escola Municipal Lea Edy Alonso Saliba, situada na Rua Miguel Stefani, no Jardim Marcelo Augusto. A referida escola, que oferece do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, só tem uma sala de aula funcionando no período noturno, segundo relatos de moradores, que fizeram, inclusive, um abaixo-assinado com 40 assinaturas reivindicando o ensino supletivo.

O parlamentar observa que o ensino supletivo é garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), promulgada em 20 de dezembro de 1996, e acrescenta que o Brasil, segundo pesquisa divulgada pela ONU, é o 8º país com maior número de analfabetos no mundo. “Muitas pessoas que deixaram a escola por motivo de trabalho ou por outras dificuldades querem recuperar o tempo perdido e precisam do ensino supletivo”, salienta Saulo do Afro Arts.

Em seu requerimento, o vereador quer saber quais as escolas municipais que oferecem ensino supletivo em Sorocaba; quantas são as salas e as vagas disponibilizadas e qual o critério utilizado para a distribuição territorial dessas vagas. Para Saulo do Afro Arts, o ensino supletivo é essencial para garantir o direito de todos à educação previsto na própria Constituição do país.