11/02/2014 16h27

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área da Vigilância em Saúde, divulgou dados do índice geral de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, na cidade. O índice ficou em 01, classificação considerada como alerta pelo Ministério da Saúde. Este é o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pela Divisão de Zoonoses em janeiro (Índice Predial - janeiro).

O objetivo da ADL é quantificar o número de criadouros do mosquito transmissor da dengue, com a presença de larvas em imóveis da cidade e também integrar o monitoramento realizado pela Prefeitura de Sorocaba.

Sabendo que nessa época do ano os casos de dengue aumentam vertiginosamente e considerando o resultado de tal avaliação, o vereador Pastor Apolo protocolou um requerimento para saber quais ações a prefeitura está tomando para controlar o problema.

Há um ano, a cidade tinha registrado 50 casos de dengue. O ano de 2013 terminou com o total de 720 casos e o registro de uma morte.

O Ministério da Saúde, em novembro do ano passado, autorizou o repasse de mais de R$ 360 milhões para que os municípios que estão em situação de risco realizem ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito. É preciso eliminar os lugares que ele escolhe para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Essas medidas devem ser adotadas tanto pela população no processo de interromper o ciclo de transmissão e contaminação, como também pelas iniciativas do Poder Público.

“As ações contra a dengue exigem atividades contínuas, que ultrapassem a promoção de mudanças de comportamento somente contando com a mera difusão de informações em épocas de surto”, afirma o parlamentar.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo/PSB)