12/02/2014 12h36

“Pais estão desistindo de vagas por serem muito distantes e não terem condições de levar seus filhos”, afirma Carlos Leite (PT).

O vereador Carlos Leite (PT), que criticou na última sessão da Câmara a forma como o governo de Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) tem lidado com a falta de vagas em creches, tem recebido diversas reclamações em seu gabinete contra o Cadastro Único. A criação do Cadastro Único, segundo essas reclamações, tem levado pais e mães a desistirem de vagas pelo fato de não terem condições de levar e trazer as crianças quando as vagas são muito distantes do bairro onde moram.

Muitos pais também estão preocupados com a possível perda da vaga por excesso de faltas, já que, em muitas ocasiões, eles não conseguem levar seus filhos à creche e acabam deixando as crianças com parentes ou amigos. Segundo uma mãe, ao acumular 10 faltas, o aluno perde a vaga.

“A Prefeitura fez recentemente nova chamada de alunos para vagas remanescentes em creches, mas na verdade não são vagas novas, e sim vagas que pais e mães foram obrigados a dispensar por conta de serem em bairros muito distantes”, declarou Carlos Leite.

“Uma criança consegue a vaga no Éden, mas mora na Árvore Grande. Como os pais poderão dar conta dessa logística? Fica impossível para o trabalhador conseguir, em muitos casos, conciliar o horário do trabalho com a entrada e saída do filho”, diz o vereador.

Segundo Carlos Leite, em muitos casos o trabalhador e a trabalhadora são obrigados a desistir de uma vaga que é direito da criança. “É uma situação criada pela Prefeitura que sem dúvida nenhuma está prejudicando muitas famílias que precisam das creches públicas”, afirma o parlamentar.

(Assessoria de Imprensa – vereador Carlos Leite – PT)