12/02/2014 18h50

Carlos Leite (PT) quer saber se a Prefeitura previu os problemas provocados aos pais com a instituição do “período de acolhimento”

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou requerimento questionando o Prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) sobre a instituição do “período de acolhimento” nas creches, pré-escolas e anos iniciais do ensino fundamental, nas instituições públicas municipais de ensino. O parlamentar cobra que a Prefeitura dê alternativas àqueles pais que não têm com quem deixar os filhos depois do curto período de duas horas de permanência das crianças nas instituições de ensino.

A nova medida, que tem causado grandes dificuldades para os pais e mães, determina que as crianças fiquem apenas duas horas nas escolas ou creches, voltando para casa após esse tempo. A permanência “normal” dos alunos nessas instituições seria de até oito horas e meia.

A instituição do “período de acolhimento” tem obrigado os pais a deixarem de enviar seus filhos às unidades de ensino, pois o pouco tempo que as crianças ficam nesses locais tornam o horário de saída incompatível com o horário de trabalho dos responsáveis.

Outro problema que tem surgido é com quem deixar os filhos após a saída deles das instituições de ensino, já que os pais optam pelas creches justamente por não terem com quem deixar as crianças enquanto trabalham.

A implantação do “período de acolhimento”, segundo a Prefeitura, busca facilitar a adaptação do aluno no “novo” ambiente que a criança terá de freqüentar durante o ano.

Carlos Leite quer saber, dentre outras coisas, se a Prefeitura previu os problemas provocados aos pais com a instituição do “período de acolhimento” e qual orientação ela dá aos responsáveis que não tiverem com quem deixar as crianças após o curto período de duas horas nas escolas ou creches.

O vereador também questiona o número de faltas que uma criança precisa ter para perder, por exemplo, sua vaga na creche. Há informações de que seriam dez faltas. O parlamentar quer saber se o número de faltas do “Período de Adaptação” será computado no limite estipulado pela Prefeitura, sendo que muitos pais não estão podendo enviar seus filhos para as unidades de ensino, por não terem como buscá-los.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Carlos Leite/PT)