13/02/2014 16h25

Durante a primeira reunião, realizada na tarde desta quinta-feira, 13, a Comissão Especial para Acompanhar a Regularização das Atividades de Comércio ou Prestação de Serviços, Ambulantes, Artesãos e Feirantes, escolheu Rodrigo Manga (PP) presidente e Waldecir Morelly (PRP) relator dos trabalhos.

O outro integrante da Comissão, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), sugeriu que seja solicitado à Prefeitura uma lista dos ambulantes cadastrados, com as respectivas atividades que desenvolvem, os locais, e se pagam alguma taxa ao município. “Também precisamos saber se existe uma estimativa dos que estão na informalidade”, afirmou.

Manga citou como exemplo dos ambulantes que não possuem espaço para trabalhar, aqueles que permanecem aos domingos em frente à Feira da Barganha. “Para essas pessoas deveria existir uma área específica, com estrutura e condições para que tenham seu sustento de maneira digna”, afirmou o presidente da Comissão.

Já Morelly e Martinez reforçaram que o espaço não deve ser no centro da cidade, próximo às lojas, para evitar um possível conflito com os comerciantes. Outra preocupação da Comissão é com investimento, para isso ficou decidido que os responsáveis pelo Banco do Povo serão convidados para uma reunião.

Martinez, que desde 2007 cobra do Executivo a criação de uma Casa do Artesão, onde os mesmos possam confeccionar e comercializar seus produtos, reforçou a importância de unir as duas associações da categoria na cidade. A idéia foi abonada pelo presidente e pelo relator da Comissão, que irão aguardar que a Prefeitura envie documentos necessários para uma primeira análise da situação.