14/02/2014 15h58

Carlos Leite (PT) salienta que a Prefeitura ainda não deu início às obras da nova escola, o que acarretará em novos problemas para os estudantes

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou representação no Ministério Público solicitando que o órgão acompanhe a lentidão da Prefeitura de Sorocaba para a construção de uma nova escola no bairro de Aparecidinha. Desde 2011, o Poder Público municipal sabia da necessidade de construir um novo estabelecimento de ensino no bairro, já que os alunos do Ensino Fundamental I não seriam mais atendidos pela Escola Estadual “Professor Acácio de Vasconcellos Camargo”, medida que faz parte do processo de municipalização do ensino fundamental.

Carlos Leite quer que o MP investigue os motivos da demora para o início das obras, bem como o processo de escolha do terreno, licitação e efetiva construção da unidade de ensino, tendo em vista os problemas enfrentados pelos pais e mães para conseguir que seus filhos tivessem o direito de estudar próximo de casa, respeitado em 2014. No ano que vem, os problemas serão ainda mais graves, já que novos alunos ingressarão no ciclo I (do 1º ao 5º ano) sem que haja local adequado para recebê-los.

No início de 2014, os pais e mães do bairro viveram um impasse: a Prefeitura queria que os alunos do Ensino Fundamental I de Aparecidinha fossem enviados para os bairros de Brigadeiro Tobias ou Éden, o que desagradou imediatamente os pais, que protestaram e procuraram ajuda dos vereadores Carlos Leite (PT) e Saulo do Afro Arts (PRP) para tentar reverter a situação.

Somente no final de janeiro, a Prefeitura conseguiu atender ao pedido dos moradores de Aparecidinha, depois da Igreja Católica ter acelerado as obras de um casarão de sua propriedade, para que o mesmo fosse alugado pela Prefeitura para abrigar os alunos ingressantes no Ensino Fundamental I.

Mas o problema continua, ou seja, a Prefeitura de Sorocaba ainda não deu início às obras da nova escola, o que acarretará em novos e mais dramáticos problemas de falta de local para acomodação dos estudantes no ano que vem.

“Sabendo da obrigatoriedade de se municipalizar o ensino, e que a escola estadual do bairro não receberia mais os alunos do ciclo I, o mínimo que a Prefeitura tinha que fazer era ter dado início à construção da nova escola já em 2011, ano em que foi informada pela Diretoria de Ensino do Governo Estadual, de que ela passaria a ser responsável pela educação dos alunos das séries iniciais”, enfatiza o vereador Carlos Leite.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Carlos Leite/PT)