18/02/2014 10h59

Moção de repúdio de autoria do vereador Waldecir Morelly (PRP) aos torcedores do Peru que fizeram ato de racismo ao jogador do Cruzeiro, Tinga, gera polêmica na Câmara.

Aproximadamente meia hora da Sessão Ordinária desta terça-feira, 18, foi dedicada à discussão da Moção de Repúdio de autoria do vereador Waldecir Morelly (PRP) aos torcedores do Peru, que manifestaram claro ato de racismo contra o jogador do Cruzeiro Futebol Clube de Minas Gerais (BH), Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga.

Tinga foi alvo de racismo no jogo contra o Real Garcilaso da Taça Libertadores, realizado no Peru, na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro. Após entrar em campo, no segundo tempo do jogo contra o time peruano, cada vez que tocava na bola, gritos da torcida local imitavam o som de macacos.

Para Waldecir Morelly “uma demonstração de racismo por parte da torcida peruana e que teve como alvo o meio-campista Tinga”. O parlamentar, que também é negro, lembra que o racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata imposta pelos colonizadores portugueses. “Infelizmente, cada vez mais presenciamos, ainda no século XXI, episódios como esse”, lamenta Morelly.

Se manifestaram sobre o assunto o presidente da Casa de Leis, Cláudio do Sorocaba I (PR), e o vereador Fernando Dini (PMDB).

(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldecir Morelly/PRP)